Requisição à PREVIC para a utilização de taxa de juros atuarial do PBB para 2026

Aguardamos agora a manifestação favorável da autarquia para a utilização

03/09/2025

Com base em estudos internos da FAPES e no parecer técnico elaborado pela Ernst & Young (EY), atuário habilitado e legalmente responsável pelo Plano Básico de Benefícios (PBB), a governança da Fundação aprovou a adoção da taxa de juros atuarial de 6,00% ao ano para a avaliação atuarial de encerramento do exercício de 2025, com vigência até 30 de dezembro de 2026.

Considerando que essa taxa se encontra fora do intervalo de aprovação automática estabelecido pela Portaria PREVIC nº 343/2025, de 28 de abril de 2025, a FAPES protocolou, junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), requisição formal para a sua adoção e agora aguardamos a manifestação favorável da autarquia.

Ressaltamos que, em anos anteriores, a FAPES obteve aprovação da autarquia para taxas fora do intervalo regulatório, reforçando a consistência técnica e regulatória da atual proposta.

Reiteramos o compromisso da FAPES com a transparência junto aos participantes e a adequada gestão dos planos de benefícios, assegurando a sustentabilidade de longo prazo e o cumprimento da regulação vigente.

Continue acompanhando nossos canais de comunicação para ficar por dentro de tudo o que acontece no seu plano de previdência.
 

FAPES. Construindo o amanhã, hoje.